Review Breve História do Metal Português

Review - Breve História do Metal Português

Breve História do Metal Português é um livro necessário, obrigatório mesmo para quem quer estar por dentro da história do Metal Nacional.

Um livro que devia tornar-se obrigatório como objecto de estudo para quem quer entrar no conservatório e estudar música, não que ele ensine a fazer música ou a escrever letras, mas por que é um livro de hsitória, da nossa hsitória.

Dico é uma figura incontornavel no underground nacional, jornaliste de formação , já passou por varias publicações e escreve crónicas e notas de opinião para mais de 20 sites, blogues, e-zines e outras publicações.

Anda no nosso underground á mais de 29 anos,sendo metaleiro á 34, foi músico nas bandas Dinosaur ou Sacred Sin tendo gravado dois classicos de nome “Dinosaur” (Demo-Tape) e “DarkSide” (Álbum).

Dico fez uma primeira aproximação ao lançar á alguns anos a primeira versão do livro, que continha perto de 200 paginas. Pouco espaço para escrever todo o que havia sobre as bandas do nosso underground. Agora o livro foi relançado numa versão revista e aumentada para 318 paginas. Estas 118 paginas extra trazem mais informação, mais bandas e mais anos.

Tenho o prazer de ter esta edição e verificar que se tratar de uma autentica enciclopédia. Muitas das bandas referidas já não se encontram no ativo ou pleo menis estão em paragem na sua atividade. Dico fez um intenso trabalho de pesquisa, juntou imagens de cartazes de eventos imagens de bandas, capas de zines, tudo acompanhado por um texto de uma cuidada mas facil leitura, não há nada que enganar quem não conhece o nosso underground fica a conhecer, pois tal é facilidade de acesso com que este livro foi escrito.

O livro começa no anos 60 na altura em que o ié-ié era a moda acaba nos anos 10. Dico não fala só de bandas mas também dos media, sejam profissionáis ou amadores, das  rádios como a Rádio Renascença e ou RadioClube Português que tinham programas dedicados a divulgação da música que serviu de base a este e outros generos musicais, relembro o “23º Hora” e o “Em Orbita”.

O livro é composto por 9 capítulos que se encontram divididos em 2 partes. A primeirra parte é dedicada ao génese do Metal Português e engloba os capitulos:

Capítulo 1 – Anos 60: a ascenção do ié-ié

Capítulo 2 – Lançam-se as sementes do Heavy/Hard Rock Nacional

Capítulo 3 – Revolução, convulsão, evolução

Capítulo 4 – 1980/1983 – Oboom do Rock Português

A segunda parte é dedicada ao Heavy Metal e Underground em Portugal -Evolução de uma cena única. É composta por 5 capítulos.

Capítulo 5 – A emergência do Underground – Nasce a primeira vaga do Heavy Metal Nacional

Capítulo 6 – Anos 90 – o desenvolvimento do Underground

Capítulo 7 – Queda do abismo – oparricídio de Ilhavo

Capítulo 8 – Novo milénio: 16 anos do resto da vida do Underground português

Capítulo 9 – Metal cultura para além da música.

Ao longo da suas 318 paginas vamos percorrer não só o tempo e as pessoas mas também lugares que foram de uma forma ou outra um simbolo ou um marco no nosso percurso, tenha sido ele de forma positiva ou negativa.

O autor em determinadas alturas do livros inclui link´s para o youtube, de forma a que assim para alem de ler a informação dada podemos ainda visualizar imagens reais e notícias relacionadas.

Muito ainda havia para escrever sobre esta obra. Muito já foi dito noutros meios de comunicação, esta é a minha contribuição sincera para quem já muito contribuiu e ainda vai continuar a contribuir ao longo de muitos anos. Comprem esta obra e não ficaram desfraudados nem se sentiram desiludidos.

Obrigado Dico.