EarthquakE 55 a Biografia Oficial

EarthquakE 55

Foto: Igor Ferreira

 

Os EarthquakE 55 nasceram em Março de 2014 pela visão do seu guitarrista Luis Almeida. Com influências várias que passam por Slayer, Carcass, Slipknot, Pantera, Death Destruction, Entombed AD entre muitos outros, caracterizados por uma sonoridade thrash/groove metal.

 

Foi com esta visão que Luis Almeida convidou o baixista Marco Santos com quem já havia colaborado em outros projectos bem como o frontman João Farinha, para quem este projecto representou um desafio único.

 

Após algum tempo de paragem no verão desse ano devido à falta de baterista, iniciou-se o processo de selecção do qual resultou o convite a Pedro Rodrigues (ex-membro de My Deception) que possuía um vasto conhecimento musical adequado ao projecto.

 

Surge a criação de temas originais e em Janeiro de 2015 os EarthquakE 55 marcam presença no concurso Finding the Way que teve lugar no Stairway Club em Cascais, apesar de não terem sido apurados para a fase seguinte conseguiram muito boas criticas tanto do público como das bandas ao lado de quem participaram.

 

No mês seguinte o baterista Pedro Rodrigues viu-se forçado a abandonar o projecto por motivos pessoais.

Exactamente 2 semanas antes da participação da banda no consurso Musifaro que teve lugar no Bafo de Baco em Faro, assume o lugar de baterista Paulo Moita, mesmo com contratempos, estes não se fizeram sentir na actuação da banda. Foi este um dos momentos que permitiu abrir portas a possíveis concertos em parceria com bandas da região que mais uma vez teceram criticas positivas acerca do trabalho de EarthquakE 55.



A companhia discográfica Arcadia Studios reconheceu o potencial de EarthquakE 55 e convida-os a ingressar no cartaz do Warm-Up para o Hell In Sintra que aconteceu a 18 de Abril de 2015 na Sociedade Recreativa Estrelas do Feijó. O público aplaudiu com entusiasmo a performance.

 

A 19 de Maio de 2015 a banda junta-se a nomes como Legacy of Cynthia, Stonerust e The Royal Blasphemy no Insanity Rock Fest que teve lugar nos Nirvana Studios. A critica foi positiva e a banda fez sentir o quanto havia crescido musicalmente.

 

Já em gravações para o seu EP de estreia com lançamento previsto para 31 de Outubro de 2015, a banda marcou presença no Bobadela Vila Rock no dia 12 de Setembro. Neste evento foi notória a evolução e crescimento da banda. Com maior presença em palco, conquistando facilmente o público presente bem como as bandas que haviam actuado momentos antes.